Nas últimas semanas o governo federal passou a restringir parte dos seus serviços para usuários que tenham contas níveis prata ou ouro no gov.br, isso já acontece para quem quiser sacar os valores esquecidos em bancos ou para quem optar pela declaração pré preenchida do Imposto de Renda, por exemplo essa nova exigência tem como objetivo garantir uma maior segurança para o usuário.
O dicas contábeis de hoje vai te explicar o que são esses níveis bronze prata e ouro e como você pode mudar o seu tipo de conta.
As contas nível bronze são aquelas cadastradas exclusivamente com informações do CPF e do Instituto Nacional de Seguridade Social INSS, já as contas válidas por biometria facial da carteira de motorista dados bancários como Internet Banking ou banco credenciado ou cadastro sigef para servidores públicos passam a ter o nível prata de segurança.
Por fim, as contas válidas pela biometria facial da Justiça Eleitoral ou por certificado digital compatível com o icp-brasil, passam a ter o nível ouro.
Assim o login do gov.br tem três níveis de segurança;
🔓O bronze para serviços menos sensíveis;
🔓O prata que permite acesso a alguns serviços digitais;
🔓E o ouro que dá acesso a todos os serviços digitais;
Pelo celular você pode elevar o seu tipo de conta ao Acessar o aplicativo do gov.br colocar o login e senha e clicar em aumentar o nível o aplicativo vai te Direcionar para as formas de validação disponíveis no seu perfil, agora se você prefere acessar pelo computador Acesse o site gov br faça o login na sua conta no menu lateral clique em privacidade selos de confiabilidade e gerenciar listas de selos de confiabilidade depois clique em autorizar, assim você também será direcionado para uma página para completar as informações necessárias e subir de nível.
Ao todo as contas gov.br são utilizadas para acessar mais de 3.000 serviços públicos quanto maior a segurança na validação dos seus dados, maior o nível da sua conta e esse foi o dicas contábeis de hoje até mais.